Agência Panafricana de Notícias

Embaixada norte-americana retoma emissão de vistos para cidadãos líbios

Tripoli, Líbia (PANA) – A Embaixada dos Estados Unidos na Líbia retomou a emissão dos vistos norte-americanos aos cidadãos líbios, uma decisão que compensa a interdição de entrada no país infligida há dias pelo Tribunal de Apelação de San Francisco (Estados Unidos) aos cidadãos de sete país árabes, dos quais a Líbia.

« Os cidadãos líbios podem continuar a apresentar pedidos de vistos para entrarem nos Estados Unidos », indicou a Embaixada norte-americanos num comunicado publicado sexta-feira.

A representação diplomática sublinhou a continuidade da suspensão da diretiva 13.769 relativa à proibição de entrada dos cidadãos de sete países árabes, incluindo a Líbia, nos Estados Unidos, após uma decisão do Tribunal de Apelação tomada quinta-feira última.

No início de fevereiro corrente, a Embaixada norte-americana na Líbia anunciou a suspensão da emissão de vistos aos cidadãos líbios que desejassem deslocar-se aos Estados Unidos, em aplicação dum decreto assinado a 27 de janeiro último pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, relativo « à proteção da nação contra ataques terroristas cometidos por estrangeiros ».

De facto, Trump publicou este decreto que interdita a entrada dos refugiados sírios nos Estados Unidos até à nova ordem e a suspensão da entrada dos visitantes de seis países designadamente a Líbia, o Iraque, o Irão, a Somália, o Sudão, a Síria e Iémen.

0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 11fev2017