Agência Panafricana de Notícias

Embaixada do Sudão em Tripoli atacada com granada

Tripoli, Líbia (PANA) - Desconhecidos atiraram uma granada que não explodiu nas instalações da Embaixada do Sudão, no bairro luxuoso de Gargaresh em Tripoli.

"O engenho explosivo é uma granada de fabrico local à base de TNT equipado com detonador à distância colocada por um grupo desconhecido no lado norte do edifício da Embaixada, mas não explodiu," segundo um comunicado da representação diplomática publicado quarta-feira.

O comunicado precisa que o incidente ocorreu às 00:05 minutos locais (22:05 TUC) terça-feira, acrescentando que a Embaixada informou imediatamente as autoridades competentes líbias, que, por sua vez, deslocaram-se imediatamente ao local para desarmar a granada.

A Embaixada condenou, no seu comunicado, esta tentativa de ataque e reiterou a preocupação dos líderes e do povo sudanês de apoiar os esforços de consenso na Líbia, esperando que a segurança e a estabilidade prevaleçam em todas as regiões do país.

Embaixadas, nomeadamente do Egito e dos Emirados Árabes Unidos, foram objeto recentemente de atentados com viatura armadilhada em Tripoli sem causar vítimas, ilustrando a escalada da violência que conhece a capital sob controlo desde agosto último das milícias "Fajr Líbia", uma coligação de grupos armados, incluindo islamitas.

-0- PANA BY/BEH/DIM/TON 05fevereiro2015