Agência Panafricana de Notícias

Eleitores líbios escolhem membros da Autoridade Constituinte

Tripoli, Líbia (PANA) - As operações de voto arrancaram quinta-feira na Líbia para eleger os 60 membros da Autoridade Constituinte encarregue de redigir a nova Constituição, constatou a PANA no local.

No total, 649 candidatos disputam as três regiões tradicionais que formam a Líbia, designadamente Cirenaica (leste), Tripolitânia (oeste) e Fezzan (sul).

Cada região tem direito a 20 eleitos, com cinco assentos reservados às mulheres e seis às minorias Toubou, Amazigh e Touareg.

As assembleias de voto estão abertas desde as 08:00 horas locais (06:00 TMG) e encerram por volta das 17:00 horas locais (15:00 GMT).

Os resultados definitivos destas eleições serão em princípio publicados "três a quatro dias depois da votação", segundo uma fonte próxima da Alta Comissão Eleitoral.

Na véspera do escrutínio, a Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia (UNSMIL) instou os Líbios a "contribuir positivamente para esta operação democrática e criar um ambiente propício" ao desenrolar da votação.

Segundo o presidente da Missão, Tarek Mitri, este ato importante abre a via para lançar as bases de um Estado de Direito.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 20fev2014