Agência Panafricana de Notícias

Eleito novo presidente da Federação Togolesa de futebol

Lomé, Togo (PANA) – O coronel da Gendarmaria Guy Kossi Gnezondé Akpovy foi eleito presidente da Federação Togolesa de Futebol durante o seu congresso eletivo, sábado em Lomé, constatou a PANA no local.

Líder da lista « Novo Impulso », ele venceu o escrutínio com 25 votos contra 47, ultrapassando Germain Wona, com 16 votos, e Gerson Dobou, que obteve seis votos.

Comandante da primeira região da Gendarmaria do Togo e atual vice-presidente do Dyto FC de Lomé (equipa desportiva militar), Akpovy convidou os atores do futebol a unirem-se para a sua reconstrução após querelas diversas há mais duma década.

Ele promete lançar competições de futebol, nomeadamente o campeonato nacional de futebol da primeira e segunda divisões, suspensos há duas épocas, dotar de mais meios a equipa nacional de futebol e reabilitar as insfraestruturas desportivas.

A sua eleição põe termo à gestão do futebol pelo Comité de Normalização da FTF, presidido desde novembro passado pelo ex-ministro dos Desportos, Horation Freitas, depois de a FIFA contestar a de Antoine Folly, igualmente ex-ministro dos Desporto.

O futebol togolês atravessa desde 2006 uma crise que criou disfunções e a suspensão das competições há duas épocas.

-0- PANA FAA/IS/SOC/MAR/TON 14fevereiro2016