Agência Panafricana de Notícias

Eleições senatoriais marcadas para 12 de outubro no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - As eleições senatoriais terão lugar a 12 de outubro próximo em seis departamentos do país para renovação de mandatos, de acordo com um decreto presidencial publicado segunda-feira em Brazzaville.

Estas eleições vão ocorrer com mais de um ano de atraso. Desde julho de 2013, os conselhos de departamentos e comunas encarregues de promover o desenvolvimento local já não são realizados por falta de legitimidade.

Um atraso semelhante é constatado na recondução dos mandatos dos senadores que compõem a segunda Câmara do Parlamento.

Nenhuma crise grave é conhecida no país para justificar tal atraso mas há dois anos e a classe política congolesa não acordou sobre vários temas relativos à eleição.

Previsto pela lei, a renovação de metade dos membros do Senado acontece a cada três anos e concerne 36 senadores. As últimas eleições senatoriais tiveram lugar em 2008.

O Senado congolês possui 72 membros, ou seja uma média de seis senadores para cada um dos 12 departamentos do país.

Desde 2008, ele é liderado pelo Partido Congolês do Trabalho (PCT, no poder) e pelos seus aliados com 63 senadores, contra cinco senadores independentes e quatro da União Panafricana para a Democracia Social (UPADS), a única formação política da oposição representada no Parlamento no Congo.

-0- PANA MB/DIM/TON 22setembro2014