Agência Panafricana de Notícias

Eleições presidenciais e legislativas adiadas na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – As eleições presidenciais e legislativas que deviam realizar-se neste sábado na Nigeria, foram adiadas para uma semana, anunciou a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC, sigla em inglês).

O anúncio foi feito pelo presidente da INEC, Mahmood Yakubu, na sede da instituição em Abuja, neste sábado por volta das duas horas locais (1h30TMG) da manhã, frisando que o adiamento diz respeito também a outras eleições.

"Após ter metodicamente passado em revista os seus planos logísticos e operacionais, e com a vontade de realizar eleições justas, livres e credíveis, a Comissão concluiu de que não é mais possível organizar o escrutínio tal como previsto", disse.

Ele indicou que este adiamento dará à Comissão a oportunidade de resolver e identificar desafios a que faz face para manter o nível de qualidade dos escrutínios na Nigéria.

As novas datas fixadas para estas eleições são 23 de fevereiro para as presidenciais e as legislativas, e 9 de março próximo para as de governadores e de parlamentos de Estado.

Esta decisão caí algumas horas após problemas logísticos terem sido assinalados em diversas partes do país.

Em 2015, as eleições presidenciais haviam sido também proteladas de 14 de fevereiro para 28 de março, enquanto as dos governadores e da assembleia, previstas para a 28 de fevereiro, haviam ocorreram a 11 de abril.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/CJB/DD 16fev2019