Agência Panafricana de Notícias

Eleições legislativas e presidenciais têm datas em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – As eleições legislativas realizar-se-ão a 18 de abril próximo ao passo que as presidenciais, a 17 de outubro de 2021, anunciou o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Numa declaração à nação, terça-feira, a partir do Palácio Presidencial, na cidade da Praia, o chefe do Estado, que termina este ano o seu segundo e último mandato, disse ter marcado as eleições legislativas para abril para permitir, por umas semanas, o recenseamento de um maior número possível de Cabo-verdianos no estrangeiro, processo que está a ser condicionado pela segunda vaga da pandemia da covid-19 (coronavírus).

Jorge Carlos Fonseca explicou ainda que, se fossem realizadas a 21 de março próximo, a primeira data legalmente possível para a realização de eleições legislativas, o recenseamento eleitoral deveria terminar a 15 de janeiro corrente, pelo que decidiu seguir o "apelo" que diz ter recebido da parte dos seus compatriotas.

"Não haverá datas ideais, datas ótimas. E eu confesso que a reunião do Conselho da República e as vozes da diáspora levaram-me a ajustar algumas pretensões que eu tinha feito inicialmente", acrescentou.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram a 20 de março, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) regressado ao poder depois de 15 anos na oposição.

Liderado por Ulisses Correia e Silva, o MpD venceu, com maioria absoluta, elegendo 40 deputados, acima dos 29 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), principl força da oposição, e dos três da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Ao todo, votaram 229 mil 337 Cabo-verdianos, ou seja, uma taxa de participação eleitoral de 65,97 por cento, com 34,2 por cento de  abstenção.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas realizam-se de cinco em cinco anos.

Já as últimas eleições presidenciais realizaram-se a 2 de outubro de 2016, reelegendo, na primeira volta, com 74 por cento dos votos, Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o seu segundo e último mandato, de cinco anos.

-0- PANA CS/DD 12jan2021