Agência Panafricana de Notícias

Egito saúda desenvolvimento nas relações com Guiné Conakry

Cairo, Egito (PANA) – O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, saúda o desenvolvimento nítido das relações bilaterais entre o seu país e a Guiné Conakry.

Al-Sissi pronunciou-se assim quando recebia em audiência, terça-feira última, o ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Mamadi Touré, de acordo com o porta-voz da Presidência egípcia, Bessam Ridha.

O estadista egípcio disse ter notado este desenvolvimento desde a sua visita a Conakry, em abril último.

Afirmou a aspiração do Egito a reforçar as suas relações com a Guiné Conakry, explorando o potencial importante existente entre os dois países.

Saudou a organização da 6.ª sessão da Comissão Mista de Cooperação entre as ambas partes, decorrida de 1 a 3 de setembro corrente na cidade do Cairo, e a assinatura de vários acordos sobre os setores dos recursos hidráulicos, da eletricidade, do transporte marítimo, do ambiente e de antiguidades.

Por sua turno, o ministro guineense dos Negócios Estrangeiros transmitiu uma mensagem do Presidente Alpha Condé ao seu homólogo egípcio, na qual este último salientou o reforço das relações bilaterais em vários domínios, bem como a concertação e a coordenação em questões africanas de interesse comum, e a luta contra o terrorismo.

O chefe da diplomacia guineense congratulou-se com o papel eficaz do Egito na cena africana, no âmbito da presidência da União Africana, exprimindo a sua satisfação em relação à organização da Comissão Mista.

A seu ver, isto traduz a vontade política dos dois países de reforçarem a sua cooperação em  diferentes domínios.

O encontro versou igualmente sobre questões africanas para as quais o Presidente Sissi reafirmou a determinação do seu país a conceder uma grande importância aos esforços desdobrados para a paz, segurança e estabilidade no continente.

As duas partes evocaram além disso os esforços desdobrados para se efetivarem as prioridades da Presidência egípcia da União Africana, incluindo a realização dos objetivos de desenvolvimento em diferentes domínios previstos pelo Agenda de Desenvolvimento 2063 e a execução dos projetos continentais prioritários para os países africanos, nomeadamente o desenvolvimento de infraestruturas.

-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/MAR/DD 04set2019