Agência Panafricana de Notícias

Egito pede apoio de Grã-Bretanha para combater terrorismo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministro Egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Choukri, discutiu quinta-feira em Cairo com o Conselheiro para a Segurança Nacional Britânico, Kim Darroch, sobre os últimos desenvolvimento no Médio Oriente e as consequências para a segurança europeia, defendendo o apoio ao Governo líbio na sua luta contra as organizações terroristas.

"Sameh Choukri sublinhou durante uma reunião com o Conselheiro Britânico a importância do apoio ao Governo interino e à Câmara dos Representantes (Parlamento) para lutar contra o terrorimo na Líbia e estender o controlo e a autoridade do Estado no país", declarou o porta-voz do Ministério Egípcio dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdel Ati, citado por jornais líbios.

O chefe da diplomacia egípcia justificou este apoio "pela escalada da violência e pelo caos de segurança no país, bem como pelo perigo que representa para o Médio Oriente e a região do Mediterrâneo".

A Líbia está abalada por uma profunda crise política e de segurança que desembocou na existência de dois Governos e dois Parlamentos cujo poder é disputado por grupos armados.

Esta situação agravou o caos no país, apesar dos bons ofícios da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que facilita o diálogo inter-líbio através dum plano relativo à formação dum Governo de União Nacional e dispositivos de segurança para estabilizar o país.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 18junho2015