Agência Panafricana de Notícias

Egito mobilizado para verificar rapto de 15 de seus cidadãos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo egípcio está a trabalhar para apurar rumores sobre o rapto de 15 Egípcios na Líbia, anunciou terça-feira o vice-ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros para Assuntos Consulares e Egípcios do Exterior, Hicham al-Naguib.

O Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros está a envidar esforços para se inteirar da realidade da situação e garantir a segurança dos seus cidadãos, indicou al-Naguib, sublinhando que a embaixada multiplica contactos neste sentido na Líbia.

O advogado egípcio Rami Majdi anunciou ter apresentado uma queixa junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, instando-o a intervir rápido para salvar os 15 cidadãos das mãos do Daech (Estado Islâmico) na Líbia, indicando que a organização terrorista ameaça decapitá-los.

Numa declaração à imprensa, o jurista indicou ter ainda recebido um telefonema dum seu irmão residente na Líbia, dando conta do sequestro do seu pai e de 14 outros concidadãos em Tripoli, capital líbia, há quatro dias.

Também disse ter contactado o embaixador do Egito em Tripoli, Mohamed Aboubaker, que lhe afirmou ter mais menos a ideia de quatro locais potenciais onde os Egípcios raptados possam provavelmente estar.

Esforços estão a ser envidados para negociar com os raptores com vista a libertá-los, indicou o advogado, citando o diplomata egípcio.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 16março2016