Agência Panafricana de Notícias

Egito mobiliza $ 60 biliões na conferência económica de Sharm el-Sheikh

Túnis, Tunísia (PANA) – O primeiro-ministro egípcio, Ibrahim Mahlab, anunciou que o montante dos acordos e empréstimos assinados durante a conferência económica internacional sobre o desenvolvimento do Egito, encerrada domingo último na estância balnear egípcia de Sharm el-Sheikh, atingiu 60 biliões de dólares americanos.

Segundo o chefe do Governo egípcio, 38 biliões e 200 milhões de dólares americanos foram assinados sob forma de acordos, 18 biliões e 600 milhões de dólares concedidos como financiamentos a projetos, dos quais cinco biliões e 200 milhões de dólares sob forma de empréstimos e 12 biliões e 500 milhões de dólares americanos doados pelos países do Golfo.

Mahlab insistiu, durante uma reunião do Conselho de Ministros egípcio domingo, na necessidade de iniciar imediatamente a execução dos projetos assinados e a constituição de grupos de acompanhamento.

Por sua vez, o ministro egípcio da Eletricidade e Energia Renováveis, Mohammed Hamid Chaker, apresentou ao Conselho de Ministros um resumo dos projetos que serão executados pelas empresas Siemens e General Electric, afirmando que as centrais destas duas empresas serão muito eficazes.

-0- PANA AD/IN/FK/TON 16março2015