Agência Panafricana de Notícias

Egito encerra espaço aéreo a aviões líbios

Tripoli, Líbia (PANA) - Um voo comercial da Companhia Líbia, Libyan Airlines, com destino a Istanbul, na Turquia, foi obrigado a voltar a Tripoli depois de o Egito o ter impedido de sobrevoar o seu espaço aéreo, anunciaram fontes aeroportuárias líbias.

O Egito levou a cabo ataques aéreos segunda-feira última contra posições do Daech (Estado Islâmico) em Derna, no leste da Líbia, depois da publicação por esta organização terroristas dum vídeo que mostra imagens da decapitação de 21 coptas (cristãos) egípcios raptados em janeiro último na Líbia.

Aviões líbios que rumam para a Turquia precisam do espaço aéreo egípcio para contornar Chipre, espaço aéreo europeu, proibido às companhias líbias por razões de segurança.

Pouco antes, Marrocos suspendeu todos os voos entre as suas cidades e as da Líbia por razões de segurança.

Várias companhias aéreas estrangeiras suspenderam os seus voos para a Líbia em julho passado depois de Fajr Libya, coligação de grupos armados, incluindo islamitas, terem tomado o controlo do principal aeroporto de Tripoli.

A companhia Turkish Airlines retomou os seus voos durante um curto período para Misrata, ao leste de Tripoli, mas parou em janeiro devido a ataques repetidos contra o mesmo aeroporto.

-0- PANA BY/BEH/SOC/MAR/DD 18fev2015