Agência Panafricana de Notícias

Egito e SFI lançam Iniciativa de Start-Ups em África

Nairobi, Quénia (PAA) – A Sociedade Financeira Internacional (SFI) e o Governo egípcio estabeleceram uma parceria para o lançamento de uma nova iniciativa, visando consolidar um ecossistema empresarial em África, através da criação de start-ups africanas.

A SFI, membro do Grupo do Banco Mundial (BM), anunciou, esta quarta-feira, que estabeleceu uma parceria com o Ministério egípcio do Investimento e Cooperação Internacional para lançar, no Cairo, o site Internet da Iniciativa das 100 Próximas Start-Ups Africanas.

As duas partes vão selecionar quase 100 empresários promissores instalados em África e colocá-los em relação com empresários, investidores estrangeiros, instituições financeiras e decisores políticos durante o Fórum África de 2018 que se realizará, em dezembro próximo, em Sharm El Sheikh.

O Fórum decorrerá sob a égide do Presidente egípcio, Abdel Fattah Al Sissi.

A iniciativa inscreve-se no quadro dos esforços alargados da SFI para estimular o empresariado com o Médio Oriente e África, ajudando as start-ups a aceder aos financiamentos, a receber aconselhamentos e a investir nos novos mercados.

"Esta iniciativa ilustra a nossa confiança em jovens espíritos brilhantes do nosso continente, e o nosso compromisso de velar para que os empresários sejam dotados dos instrumentos de que eles precisam, nomeadamente as finanças, os aconselhamentos e as redes que vão permitir-lhes inovar e desenvolver-se", declarou o ministro egípcio do Investimento e Cooperação Internacional, Sahar Nasr.

Segundo ele, ao encorajar o ecossistema empresarial, "esperamos poder libertar a potencialidade dos jovens africanos para os tornar mais competitivos a nível internacional e mais ativos na contribuição para o desenvolvimento das suas comunidades".

-0- PANA DJ/MA/ASA/IS/FK/IZ 3out2018