Agência Panafricana de Notícias

Egito desmente existência de condicionalidades impostas pelo FMI

Cairo, Egito (PANA) – O Ministério egípcio das Finanças desmentiu domingo a existência de condicionalidades do Fundo Monetário Internacional (FMI) impostas ao Egito para obter o acordo da instituição concedido ao programa de reforma do Governo egípcio e para beneficiar dum empréstimo do fundo destinado ao financiamento deste programa.

O Ministério precisou num comunicado que o programa discutido com a Missão do FMI atualmente é um programa 100 porcento egípcio, adotado pelo Parlamento e que faz parte da visão Egito 2030.

Esta reação do Governo egípcio acontece depois de informações da imprensa que afirmam a existência de condicionalidades do FMI que exigem a demissão de dois milhões de funcionários da administração do Estado.

O Ministério das Finanças qualificou estas informações de « falsas » e « sem fundamento ».

As discussões levadas a cabo pela missão do FMI no Cairo apenas abrangem o programa de reforma do Governo egípcio e o reexame das medidas tomadas no quadro deste programa.

A missão procurou também assegurar-se da sua eficácia para realizar os objetivos que lhe são atribuídos, acrescentou o Ministério.

-0- PANA AD/IN/TBM/IZ 31julho2016