Agência Panafricana de Notícias

Egito desmente envio de forças árabes para combater terrorismo no Sinaï

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Egito desmentiu segunda-feira informações publicadas por vários jornais ocidentais sobre o anúncio de uma possível desdobramento de forças árabes para o ajudar a lutar contra o terrorismo no Sinaï, no nordeste do país, anunciou o porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Abou Zeid.

Numa declaração à Agência Italiana de Notícias (Akai), Zeid afirmou que o Governo do seu país tomou numerosas medidas para garantir a segurança dos aeroportos e reforçar dispositivos de segurança.

O diplomata precisou que o Cairo informou os Governos dos países estrangeiros sobre as medidas de segurança tomadas, tendo também dado a conhecer estas medidas às delegações estrangeiras de segurança que visitaram aeroportos a perspetiva de retomar os seus voos para o Egito.

Vários países e companhias de transporte aéreo suspenderam seus voos e o envio de turistas ao Egito na sequência do despenhamento dum avião russo no Sinaï com 224 pessoas a bordo, nenhuma delas sobreviveu à tragédia.

Falando da Líbia, o porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros reafirmou a importância para os Líbios de encontrarem rapidamente um acordo sobre a formação dum Governo de Entendimento Nacional graças à mediação onusina garantida pelo novo enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Martin Klober.

Achou importante e natural que « o Governo seja geográfica e politicamente equilibrado ».

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/DD 24nov2015