Agência Panafricana de Notícias

Egito anuncia descoberta de maior jazigo de gás natural

Cairo, Egito (PANA) - O Ministério egípcio dos Petróleos anunciou domingo a descoberta do “maior jazigo de gás nas águas territoriais egípcias” no Mar Mediterrâneo, que poderá fazer do Egito um dos maiores países exportadores de gás.

Segundo o gigante italiano de energia ENI, parceiro do Egito no projeto, « se os resultados se confirmarem vamos celebrar a descoberta do maior jazigo de gás no Egito e na região do Médio Oriente ».

Batizado « Zohr », este novo campo gigante, situado a mil e 450 metros de profundidade do Mar Mediterrâneo, é considerado pelos peritos como a maior descoberta da história cuja exploração é objeto dum acordo assinado entre a ENI, o Ministério egípcio do Petróleo e a Empresa Nacional Egípcia de Petróleo e Gás em 2014.

A ENI, num relatório enviado ao ministro egípcio do Petróleo, Cherif Ismail, sublinhou que o jazigo tem 850 biliões de metros cúbicos de gás natural, ou seja o equivalente a cinco biliões e 500 milhões de barris de petróleo.

« O campo, que ocupa uma superfície de 100 quilómetros quadrados, poderá contribuir essencialmente para a satisfação das necessidades do Egito em gás natural durante várias décadas », sublinha o relatório.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 31agosto2015