Agência Panafricana de Notícias

Egito afirma apoio ao novo poder executivo na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, afirmou quinta-feira um apoio total do seu país ao novo poder executivo na Líbia, em todas as áreas e a todos os níveis, bilateral, regional e internacional, soube a PANA de fonte oficial.

Durante uma audiência concedida ao presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, Al-Sissi exprimiu o desejo do Egito de reforçar a coordenação com a Líbia durante esta fase, de acordo com um comunicado do porta-voz da Presidência da República egípcia, divulgado pela imprensa,

Ele disse ao seu interlocutor que "o Egito aposta na capacidade do presidente do Conselho Presidencial e do Governo líbios para assumir a responsabilidade histórica de realizar o período de transição e realizar os interesses inclusivos dos Líbios ligados à unificação das instituições e à organização das eleições a 24 de dezembro de 2021. 

A eleição do novo poder executivo líbio “é um passo importante para conduzir a Líbia a uma nova realidade e a um regime político duradouro, baseado na vontade e na livre escolha dos Líbios", afirmou o chefe do Estado egípcio, citado pela imprensa.

Al-Sisi reiterou a posição do seu país favoráveis aos melhores interesses do Estado líbio, que requer a preservação da unidade do território líbio, a restauração da segurança e estabilidade, a criação de um exército nacional unificado, o fim de ingerência estrangeira e a saída do país de mercenários e combatentes estrangeiros.

O Egito está pronto para levar a sua experiência ao Governo líbio em vários campos para que a Líbia restaure as suas instituições nacionais, incluindo as de segurança e policiais para garantir a segurança e a estabilidade do país, disse Sisi.

O presidente do Conselho Presidencial da Líbia e o seu vice-presidente, Abdallah Lafi, chegaram à cidade do Cairo na manhã de quinta-feira, no quadro de uma visita oficial ao Egito.

Da cidade do Cairo, a delegação líbia ruma para a Turquia para se encontrar com o Presidente turco, Recep Tayiip Erdogan.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/DD 25março2021