Agência Panafricana de Notícias

Egipto exige dos Estados Unidos devolução de seu sarcófago

Cidade do Cairo- Egipto (PANA) -- O Egipto exigiu o regresso, dos Estados Unidos, dum sarcófago de madeira, da era faraónica e que remonta a três mil anos, interceptado pelas Alfândegas norte- americanas, anunciou domingo o Conselho Supremo Egípcio das Antiguidades (SCA).
O caixão para o qual reclama o Egipto saiu do seu território em 1884 e data da 21ª dinastia que dirigiu o Egipto entre 1081 antes de Jesus Cristo e 931 antes de Jesus Cristo.
Ele provém da capital do Egipto antigo, Thèbes, de acordo com um comunicado do SCA.
O artefacto foi entalhado para tomar a forma do seu ocupante e leva imagens e inscrições religiosas cujo objectivo é assistir a alma do falecido numa viagem para o além-mundo, lê-se no texto.
O responsável das antiguidades egípcias, Zahi Hawass, declarou que o sarcófago está em bom estado e qualificou o rosto esculpido de "maravilhoso e magnífico".
O Egipto enviará um pedido de repatriamento oficial "dentro de alguns dias" para a cidade norte-americana de Miami, onde o sarcófago se encontra, anunciou Hawas, acrescentando que o Governo tem provas de que este artefacto saiu do seu território ilegalmente.
De acordo com o comunicado do SCAO, o comprador norte-americano interessado pelo caixão renunciou a adquirí-lo e o Egipto exige imediatamente a devolução de várias outras antiguidades suas roubadas, concluiu o comunicado.