Agência Panafricana de Notícias

Egipto envia mais de 1.300 soldados da paz à RD Congo

Cairo- Egipto (PANA) -- O Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros anunciou o envio de mais de mil e 300 soldados ao leste da República Democrática do Congo (RDC) para se juntar à missão de manutenção da paz das Nações Unidas, cujo objectivo é proteger as populações civis neste país atormentado pela guerra.
De acordo com as autoridades egípcias, os soldados vão apoiar as forças das Nações Unidas estacionadas na RDC, em conformidade com a decisão do Conselho de Segurança de Novembro passado de enviar uma força adicional de três mil soldados a este país da África Central para ajudar a pôr termo a um conflito violento que dura nesta parte oriental do país.
Actualmente, há cerca de 17 mil soldados e polícias no leste da RDC, o que representa a maior missão de manutenção da paz das Nações Unidas no mundo.
Com a chegada das novas tropas, as forças da ONU aumentarão para cerca de 20 mil homens.
Numa recente declaração, o Egipto indicou que a sua contribuição para as forças vai compreender um contingente militar de mil e 325 soldados, um batalhão motorizado de infantaria, paraquedistas, forças especiais e engenheiros militares.
O Egipto vai enviar igualmente uma unidade de Polícia do Ministério do Interior, cuja missão seria a protecção das populações e do pessoal das Nações Unidas e o fornecimento de assistência à Polícia congolesa, bem como a organização conjunta de patrulhas no leste do país.