Agência Panafricana de Notícias

Edil da capital cabo-verdiana nomeado para direção da CGLU

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, foi nomeado para integrar o Órgão Social das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), apurou a PANA, quinta-feira, na capital cabo-verdiana de fonte municipal.

Com sede em Barcelona (Espanha), a CGLU é uma organização que representa e defende os interesses dos Governos locais na conjuntura mundial, independentemente do tamanho da comunidade, visando aumentar a influência destes últimos na governança global.

Para o efeito, a rede apoia programas de cooperação entre cidades e auxilia a formação de parcerias, com vista ao fortalecimento da democracia e da participação de entidades e Governos locais no âmbito internacional.

O edil da capital cabo-verdiana, cujo mandato arranca este ano e termina em 2016, terá como uma das suas principais responsabilidades, na qualidade de membro do Órgão Social da CGLU, contribuir para a definição das políticas dessa organização mundial, devendo também representar a organização em eventos e fóruns internacionais.

Numa carta enviada a Ulisses Correia e Silva, o novo presidente da CGLU, Kadir Topba, eleito este ano no Congresso Mundial da organização em Rabat (Marrocos), agradeceu a disponibilidade do edil da Praia e o seu empenho para espalhar “a mensagem UCGLU e reforçar a sua política de representação perante a comunidade internacional”.

Na mesma missiva, o presidente da CGLU enfatiza que o mandato 2013-2016 é de particular importância para a organização, uma vez que culminará na Conferência das Nações Unidas sobre a Agenda da Urbanização Sustentável, Habitat III.

O Presidente da CGLU aproveitou a oportunidade para convidar o edil da capital a tomar parte na reunião executiva da organização, agendada para junho de 2014, em Liverpool, Reino Unido, bem como na reunião do Conselho Mundial deste mês em Haikou, na China, em data a confirmar.

O presidente da Câmara Municipal da da Praia participa de 14 a 16 do mês corrente, em Paris (França), no 33º Congresso de autarcas francófonos a decorrer sob o lema “Eleitos locais francófonos: sua ação para a economia social e solidária (ESS)”.

O edil do principal centro urbano de Cabo Verde é também o atual líder do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição em Cabo Verde que o vai apresentar como candidato a primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2016 no arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 15nov2013