Agência Panafricana de Notícias

Economia africana confrontada com três obstáculos, diz perito

Dakar, Senegal (PANA) - O diretor da Divisão de Tecnologia, Alterações Climáticas e Gestão de Recursos Naturais da Comissão Económica para África, Jean Paul Adam, lamenta a tripla crise que estorva os esforços da economia africana.

Em entrevista à PANA, "...África sofreu muito face às três crises entrelaçadas. Há a crise ligada à covid-19 e seu impacto econômico, a atual crise ucraniana e a crise climática que sempre esteve presente", lamentou Jean-Paul Adam, em entrevista à PANA à margem da 54.ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico realizada recentemente em Dakar, no Senegal.

A seu ver, o mundo inteiro, incluindo África, estava a emergir gradualmente da crise da covid-19.

Mesmo se, em África, o ritmo não foi o mesmo, ainda havia um esforço de recuperação, prosseguiu.

Afirmou que África estava confrontada com muitos problemas, mesmo se se está a constatar elementos desta recuperação.

Ela não estava ancorada no bem-estar das populações e isso é um pouco porque as cadeias de valor em África estão sempre muito curtas, disse, frisando que há sempre uma exportação com um mínimo de valor agregado.

Garantiu porém que existe a possibilidade de se ter este relançamento, pois, acrescentou, "vimos vários países que testemunharam que, com um investimento direcionado, podemos realmente ver esta transformação necessária destas cadeias de valor."

Reunida de 11 a 17 de maio no Centro Internacional Abdou Diouf em Dakar, no Senegal, a Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico (CoM) é, recorda-se, o maior evento anual da Comissão Económica para África (ECA, sigla em inglês).

A CoM oferece aos participantes a oportunidade de debater questões-chave sobre o desenvolvimento de África e discutir o desempenho do grupo de reflexão no cumprimento do seu mandato.

A mesma estrutura constitui uma oportunidade para os ministros e especialistas africanos de todo o mundo terem um quadro de discussões aprofundadas sobre questões atuais relevantes para o desenvolvimento económico do continente.

-0- PANA IT/IS/MAR/DD 29maio2022