Agência Panafricana de Notícias

EAC pretende instaurar visto único para turistas

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- O Conselho Sectorial sobre a Gestão do Turismo, Fauna e Flora da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) instruiu o Secretariado da organização a acelerar o procedimento para a instauração dum visto único para turistas até Junho de 2010, soube a PANA segunda-feira em Dar es Salaam, na Tanzânia.
A EAC elaborou um plano de acção para o estudo e a pilotagem dum visto único e testes estão em curso para os cidadãos da África do Sul, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Alemanha, de França, do Canadá, da Austrália, do Japão, da Itália, da Holanda, da Bélgica e dos países escandinavos.
Os cinco países membros da EAC - o Quénia, a Tanzânia, o Uganda, o Burundi e o Ruanda - comprometeram-se a harmonizar as suas políticas e regras sobre o turismo, a fauna e a flora no quadro do seu projecto de fazer deles um destino turístico único.
O Conselho Sectorial adoptou no fim-de-semana em Arusha, cidade tanzaniana onde está sediada a EAC, o projecto de protocolo sobre a gestão do turismo, da fauna e da flora que baliza o caminho para a instauração duma agência de coordenação do turismo e da fauna.
Esta agência terá a missão de elaborar projectos e programas no sector do turismo, da fauna e da flora na sub-região.