Agência Panafricana de Notícias

Duas empresas do Zimbabwe retiradas da lista negra da UE

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Duas empresas zimbabweanas foram retiradas da lista negra das sociedades do Zimbabwe cujos haveres na Europa estão congelados, soube-se de fonte oficial na capital belga.
Trata-se das empresas Zimbabwe Iron and Steel Compagny e a Industrial Development Corporation of Zimbabwe, indica um comunicado sobre as conclusões dos trabalhos do Conselho dos Ministros Europeus entregue terça-feira à imprensa em Bruxelas.
No entando, de acordo com a mesma nota, a UE anuncia que as personalidades que figuram nesta lista, das quais o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, e a sua esposa continuam proibidos de visto de entrada na Europa.
A UE decidiu assim prolongar para mais um ano, isto é até Fevereiro de 2011, as sanções tomadas contra o regime de Harare.
Estas medidas foram prorrogadas, "por falta de progressos suficientes" na aplicação do acordo global político sobre a partilha do poder no Zimbabwe entre a ZANU-PF (partido no poder no ZImbabwe) e o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, principal partido da oposição).