Agência Panafricana de Notícias

Drones estão operacionais no leste da RD Congo, segundo MONUSCO

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Os drones que foram colocados à disposição do comando da força da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO), para facilitar a realização das operações militares, estão ativos e operacionais tanto no Kivu-Norte, como na Província Oriental, afirmou quarta-feira o porta-voz civil da missão, Félix Prosper Basse.

Falando na habitual conferência de imprensa semanal da MONUSCO, basse indicou que continua presente a ameaça da presença de milicianos da Frente de Resistência Patriótica de Ituri (FRPI) na Província Oriental.

É também neste quadro que os drones foram desdobrados nestas zonas para responder a esta ameaça de segurança contra as populações civis, sublinhou Basse.

Segundo a MONUSCO, estes engenhos sem piloto foram desdobrados no leste da RD Congo com a missão de controlar mais eficazmente os grupos armados ainda ativos nesta parte do país, deslocações de civis e sobretudo na fronteira entre a RD Congo e o Rwanda, bem como dar informações precisas e utilizadas em tempo real no plano tático.

Encomendados junto do Governo italiano, estes engenhos estão operacionais na RD Congo desde dezembro de 2013.

-0- PANA KON/BEH/SOC/FK/IZ 16abril2015