Agência Panafricana de Notícias

Dos Santos entre convidados de Dilma Rousseff na abertura do Mundial

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, está entre os vários estadistas e líderes mundiais convidados pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para a abertura, quinta-feira, do Mundial de futebol a decorrer de 12 de junho corrente a 13 de julho próximo.

Eduardo dos Santos está desde terça-feira à tarde no Rio de Janeiro, acompanhado da sua esposa, Ana Paula dos Santos, e vários membros do seu Governo, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

A visita será aproveitada para avaliar a parceria estratégica existente entre os dois Estados, desde junho de 2010, bem como analisar vários aspetos da cooperação bilateral nos diferentes domínios, com destaque para a educação, o comércio, os investimentos e a defesa.

Para o efeito, o Presidente angolano tem previsto um encontro oficial, a 16 de junho corrente, com a sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, na capital federal, Brasília.

Segundo fontes próximas da delegação presidencial citadas pela imprensa angolana, a ocasião poderá servir para a assinatura de um acordo de facilitação de vistos para utentes de passaportes ordinários com vista a impulsionar a mobilidade entre Angola e Brasil.

No dia da abertura do Mundial de 2014, Dos Santos vai deslocar-se a São Paulo para um almoço oferecido por Dilma Roussef como recepção oficial às distintas personalidades mundiais convidadas, antes de assistir, no Estádio Itaquerão, à cerimónia oficial e à partida inaugural entre as seleções do Brasil e da Croácia, às 17:00 horas locais (20:00 TMG).

Outros convidados de Dilma Rousseff para esta cerimónia são o Presidente russo, Vladimir Putin; o vice-Presidente americano, Joe Biden; a chanceler alemã, Angela Merkel, os primeiros-ministros de Portugal, Pedro Passos Coelho, e da Croácia, Zoran Milanovic, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, entre outros.

-0- PANA IZ 11junho2014