Agência Panafricana de Notícias

Dois veteranos da luta de libertação morrem na Namíbia

Windhoek, Namíbia (PANA) - Salomon Frederick Gamatham e Fillipus Amutenya Nandenga, duas figuras importantes da luta de libertação, na Namíbia, morreram aos 69 e 78 anos de idade, respetivamente.

As duas mortes foram confirmadas esta terça-feira por Catherine Shatiwa, vice-diretora de Registo e Política de Pesquisa do departamento responsável pelos assuntos dos veteranos.

De acordo com o diário The Namíbian, Gamatham morreu em 12 de abril corrente e Nandenga na véspera.

Gamatham, que nasceu em Tumispark, na região de Hardap, é um veterano da luta de libertação e um ativista estudantil da SWAPO, o movimento de libertação dos anos 1970.

Em 1975, ele foi nomeado para o Comité Executivo Nacional da SWAPO, depois de ser eleito secretário dos transportes da secção de Windhoek desta formação política.

Por seu turno, Nandenga, também conhecido como Zulu, nasceu em Ombalamumbwenge, Oshigambo, região de Oshikoto. Em 1958, juntou-se à Organização do Povo Ovamboland e tornou-se membro da SWAPO, em 1960.

Em 1963, Nandenga deixou a Namíbia e foi para a Zâmbia via Botswana. Ele chegou à Tanzânia, em 1964. Mais tarde, juntou-se ao Exército de Libertação do Povo da Namíbia, no final de 1973 até 1974.

Antes da sua independência em 1990, a Namíbia era chamada Sudoeste Africano

-0- PANA AR/NFB/IS/SOC/MAR/IZ 14abril2021