Agência Panafricana de Notícias

Dois soldados da paz desaparecem no norte de Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Dois capacetes azuis desdobrados na região de Darfur desapareceram desde segunda-feira, anuncia um comunicado oficial divulgado terça-feira na capital sudanesa, Cartum.

"A missão conjunta da União Africana-Nações Unidas em Darfur (MINUAD) dá conta do desaparecimento, a 20 de agosto, de dois dos seus soldados no norte de Darfur", indica o comunicado que não precisa as nacionalidades dos desaparecidos.

A MINUAD declarou estar a levar a cabo, em cooperação com o Governo do Sudão, um inquérito sobre este incidente, que teve lugar na cidade de Kabkabiya, situada a cerca de 140 quilómetros no oeste de El Fasher, e prometeu dar mais pormenores logo que possível.

A MINUAD foi criada em julho de 2007 por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas com a missão essencial da proteção dos civis.

Contudo, ela está igualmente encarregue de contribuir para a segurança da ajuda humanitária, supervisionar e verificar a aplicação dos acordos do processo político inclusivo, contribuir para a promoção dos direitos humanos e do estado de direito e acompanhar a situação nas fronteiras com o Tchad e a República Centro-Africana.

-0- PANA MO/MA/ASA/AAS/MAR/IZ 22ago2012