Agência Panafricana de Notícias

Dois soldados da UA mortos na Somália

Nairobi, Quénia (PANA) – Dois soldados da União Africana (UA) e três extremistas morreram num ataque suicida em Mogadíscio, a capital somaliana, declarou segunda-feira a Força da UA de Manutenção da Paz na Somália (AMISOM).

Segundo o porta-voz da AMISOM, Paddy Ankun, as forças combinadas frustraram um ataque suicida perpetrado por insurretos contra Makka Mukarama, uma rua frequentada de Mogadíscio.

As tropas governamentais somalianas e Ahlu Sunna Waljamma, um grupo islamita moderado, combatem milicianos do grupo Al Shabaab em Magadíscio para o controlo do território.

Durante este último ataque, vários extremistas camuflados em militares do Governo somaliano atacaram a posição da AMISOM em Shakala, em Mogadíscio, mas não conseguiram ter acesso à zona.

« Esta zona é controlada ao mesmo tempo por forças da UA e de Ahlu Sunna Walijamaa. Os extremistas chegaram a biordo de com uma viatura branca e abriram o fogo contra os soldados da AMISOM. Porém, eles não conseguiram penetrar a posição », explicou Akunda num comunicado que indica que durante este ataque, a AMISOM perdeu dois soldados e registou um ferido.

O comandante da AMISOM, o coronel Innocent Oula, enalteceu a coragem e o sacrifício dos soldados da AMISOM.

« Mas sem a sua coragem e a sua rapidez, mais vidas, incluindo a de civis inocentes, teriam sido perdidas », concluiu o responsável militar da AMISOM.

-0- PANA AO/SEG/NFB/TBM/FK/DD 31maio2011