Agência Panafricana de Notícias

Dois pescadores mortos em ataque armado no norte do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Dois pescadores morreram e três outros ficaram feridos na noite de  domingo para segunda-feira última no Lago Rweru (norte), depois dum ataque armado, informa a rádio pública.

Os primeiros elementos de inquérito evocam rivalidades entre pescadores dos distritos de Busoni e Giteranyi, orlando o Lago Rweru, segundo a rádio que cita fontes administrativas locais.

Vindos de Goiteranyi, no sul, os assaltantes estavam armados de facas, de lanças durante o ataque, segundo Albert Hutungimana, o administrador de Busoni, citado pela rádio de Estado burundesa.

Os membros do grupo de assaltantes, dirigido por Sadiki Nyandwi, foram detidos, segundo a fonte.

De acordo com as últimas informações, a pesca foi temporariamente suspensa no Lago Rweru.

Partilhado entre o Burundi e o Rwanda, dois mais próximos vizinhos dos países dos Grandes Lagos, mas com relações muito tensas, o Lago Rweru deu que falar nos últimos tempos por causa de corpos sem vida flutuarem nas suas águas, sem que seja estabelecida as suas origens exatas.

Além do peixe, o Lago Rweru é uma das principais reservas de água doce que conta o Burundi, depois do Lago Tanganyika, o segundo mais profundo do mundo, depois do Lago Baikal, na Rússia.

-0- PANA FB/BEH/MAR/DD 09set2019