Agência Panafricana de Notícias

Dois óbitos de covid-19 na Guiné-Conakry

 

Conakry, Guiné (PANA) - A Guine-Conakry registou dois novos óbitos ligados ao coronavírus, elevando para 113 o número de pessoas que sucumbiram à doença, cujo primeiro caso foi descoberto, no país, a 12 de março de 2020.

Segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS),  no seu boletim diário transmitido terça-feira à PANA, novos ocorreram nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE) da capital, Conakry.

A mesma fonte precisa que 68 novas infeções foram detetadas em 1.070 testes realizados, um índice de positividade de 3,5 por cento.

O boletim  da ANSS assegura que 38 pacientes, incluindo 11 casos graves, estão em reanimação nos CTE, onde 1.017 pacientes ainda se encontram hospitalizados.

O número total de casos positivos da doença de coronavírus é de 18 mil 945 contra 16 mil 079 declarados curados nos CTE.

O Ministério da Saúde, que especifica que 29 mil 403 pessoas já foram vacinadas, desde a abertura da campanha de imunização, há 10 dias, planeia vacinar, durante esta semana, cerca de 54 mil pessoas, com pelo menos 50 anos de idade, em 24 bairros da capital, considerados "os mais afetados" pela covid-19.

 O Governo, que precisa que dois tipos de vacinas, incluindo Sinopharm e Sputnik V, estão atualmente a ser utilizadas, espera mais quatro modelos diferentes com vista a vacinar cerca de 45 por cento da população em idade de imunização, até ao mês de junho próximo, antes de atingir cinco milhões de pessoas em dois anos.

As autoridades sanitárias, que afirmam que Synopharm e Sputnik V não produziram quaisquer efeitos secundários nos já vacinados, estão a exortar as pessoas a aumentar o seu cumprimento das medidas de distanciamento e a usar máscaras a fim de reduzir os casos de contaminação.

-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 23março 2021