Agência Panafricana de Notícias

Dois mortos e um polícia ferido em manifestações no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - Duas pessoas foram mortas por gendarmes, segunda-feira, em Podor, no norte do Senegal, durante confrontos entre forças de segurança e manifestantes contra a candidatura do Presidente cessante, Abdoulaye Wade, às eleições presidenciais de 26 de fevereiro próximo no país, anunciou a rádio privada Walf FM.

Segundo a Walf FM, as duas vítimas são um aluno da oitava classe e uma mulher de cerca de 60 anos que regressava do mercado.

Eles teriam sido mortos por gendarmes que, após terem esgotado o seu stock de granadas, teriam utilizado fuzis de assalto de tipo "M16".

Na vizinha cidade de Saint Louis, um polícia foi gravemente ferido em manifestações similares, durante uma intervenção da Plícia para pôr termo a uma marcha de protesto de alunos.

Entre os manifestantes estavam militantes do Movimento do 23 de Junho (M23), que protestavam contra a validação, sexta-feira, pelo Conselho Constitucional, da candidatura do Presidente Abdoulaye Wade às eleições presidenciais de 26 de fevereiro.

Em Louga, a cerca de 200 quilómetros a norte de Dakar, militantes do M23 organizaram igualmente um comício de protesto contra a validação da candidatura do Presidente cessante.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 31jan2012