Agência Panafricana de Notícias

Dois membros de tripulação de navio liberiano mortos em ataque aéreo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Dois membros de tripulação dum navio petroleiro com bandeira da Libéria foram mortos quando um avião militar não identificado o bombardeou enquanto estava encostado no porto líbio de Derna, noticiou a imprensa líbia citando guardas costeiras.

O navio em questão, pertencente a uma companhia marítima baseada em Atenas, na Grécia, transportava 12 mil e 600 toneladas de crude com ao seu bordo uma tripulação de 26 pessoas, acrescentaram estas mesmas fontes.

As guardas costeiras precisaram que dois outros membros da tripulação ficaram feridos durante este ataque aéreo.

Mas o porta-voz do Estado-Maior do Exército líbio, Ahmed al-Mesmari, indicou que o navio petroleiro recebeu uma advertência para não se aproximar das costas da Líbia, e que o capitão se recusou a conformar-se com as ordens, tendo apagado as luzes para se camuflar e enganar as buscas para o encontrar, dando assim ocasião a bombardeamentos.

A cidade de Derna, no leste da Líbia, é um verdadeiro bastião de grupos radicais islamitas desde a destituição, em agosto de 2011 do regime de Muamar Kadafi, daí a ausência de órgãos de segurança estatal nesta cidade onde grupos obedecem à organização terrorista Daach (Estado islâmico).

-0- PANA/BY/BEH/MAR/DD 06jan2015