Agência Panafricana de Notícias

Dois médicos contaminados pelo Covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Dois médicos do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, figuram na ultima lista, divulgada sábado último, das 16 pessoas infetadas pela Covid-19 (coronavírus) na mesma cidade, auncou domingo o diretor nacional da Saúde, Artur Correia.

Trata-se, segundo ele, dos primeiros profissionais de saúde que contraíram o novo coronavírus em Cabo Verde, país que registou o primeiro caso da doença a 19 de março último e soma agora um total de 106 infetados.

Artur Correia, que falava em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para fazer o balanço diário da pandemia no país, reconheceu que o pais está numa fase ascendente da epidemia.

“Isso começou há poucos dias e já identificamos alguns casos e estamos a correr atrás dos contactos”, disse o responsável, destacando o trabalho investigativo feito na identificação dos contactos, no isolamento e realização dos testes.

O diretor nacional da Saúde revelou também  que 82 por cento dos casos registados no país foram diagnosticados através dos processos de investigação epidemiológica, a partir de cada caso identificado, e que 18 por cento correspondem aos casos suspeitos.

Ele reconheceu que a situação ainda não é difícil, porque, ajuntou, 80 por cento dos doentes com a Covid-19 têm sintomas ligeiros e que até são assintomáticos.

Artur Correia revelou ainda que, das 142 amostras, realizadas sábado último, para além dos 16 casos da Praia, que deram resultados positivos, seis ficaram pendentes e os restantes deram negativos.

Neste momento, existem mais seis casos suspeitos, dos quais dois na Praia, um Santa Cruz, um São Vicente, dois na Boa Vista, enquanto outras 107 amostras estão pendentes, segundo o responsável.

Os dados por ele apontados indicam que 105 pessoas estão internadas em isolamento com a Covid-19, sendo que 51 na Praia, 51 na Boa Vista, duas no Tarrafal de Santiago e uma em São Vicente.

“Continuam em quarentena domiciliar 60 pessoas, sendo que Santa Cruz com quatro, Ribeira Grande em Santo Antão com três, São Nicolau com uma e o concelho do Tarrafal de Santiago com maior número, na decorrência dos casos positivos identificados naquele município", revelou Correia.

Segundo o responsavel, ao nível nacional, 336 pessoas estão em quarentena obrigatória, sendo que Tarrafal conta com três, São Domingos 35, São Vicente sete e 291 na capital do país.

Assegurou que duas pessoas já recuperaram da doença, das quais uma na Praia e outra na Boa Vista.

Cabo Verde passa a contar agora com 106 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, sendo 53 na ilha de Santiago, das quais 50 no concelho da Praia, duas no concelho do Tarrafal, uma em São Domingos, 52 na Boa Vista e uma em São Vicente.

Do total dos casos confirmados, há o registo de apenas um óbito, concluiu.

-0- PANA CS/DD 27abril2020