Agência Panafricana de Notícias

Dois jornalistas ruandeses presos por extorsão de dinheiro

Kigali- Ruanda (PANA) -- Os jornalistas ruandeses Assouman Niyonambaza, director do jornal bimensal independente "Rugali", e o seu colega Frank Kalisa, apresentador da rádio privada "Contact FM", estão presos desde quinta-feira na Prisão Central de Kigali por alegada extorsão de 500 mil francos ruandeses (cerca de 900 dólares americanos) a um empresário local, soube-se de fonte judicial na capital ruandesa.
Um juiz condenou os dois jornalistas a uma pena de 30 dias de detenção preventiva enquanto prosseguem os inquéritos policiais.
"Tendo em conta as acusações neste caso, os dois jornalistas correm o risco de fugir do país para escapar à justiça", declarou o juiz.
"Eles devem ficar na prisão numa altura em que os inquéritos da Polícia sobre o caso prosseguem", frisou o magistrado, recusando-se a revelar a identidade da vítima da extorsão.
A detenção destes jornalistas no Ruanda intervém numa altura em que a imprensa privada neste país vive uma situação precária.
Em 2008, o Governo ruandês decidir suspender a sua publicidade na imprensa privada, prejudicando várias redacções, onde vários jornalistas são explorados pelos proprietários de jornais sem remuneração.