Agência Panafricana de Notícias

Dois gendarmes senegaleses dados como desaparecidos no sul do Senegal

Ziguinchor, Senegal (PANA) – Dois gendarmes senegaleses continuam dados como desaparecidos, após o ataque armado de segunda-feira última contra a sua brigada em Casamança, província meridional do Senegal, por um grupo de homens armados, presumíveis elementos independentistas do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), soube a PANA esta terça-feira de fontes concordantes em Ziguinchor, a capital regional.

Trata-se do chefe da brigada e de um seu colaborador. O número de gendarmes feridos durante este ataque teria passado de dois para quatro, segundo as mesmas fontes.

Efetivamente, na madrugada de segunda-feira, assaltantes lançaram assaltaram a brigada da Gendarmaria de Affiniam, a uma dezena de quilómetros de Ziguinchor, cuja missão é controlar a barragem hidroelétrica construída sobre um dos afluentes do rio Casamança que corre perto desta aldeia.

Este ataque culminou na morte dum gendarme mas o Exército senegalês, presente na zona desde as primeiras horas do sucedido, continua as buscas para descobrir os gendarmes dados como desaparecidos, de acordo com as mesmas fontes.

Há três semanas, seis militares senegaleses foram detidos pelo MFDC que reivindicou o seu rapto após ter atacado o seu acantonamento na localidade de Kabeumbe, situada a 15 quilómetros da fronteira gambiana.

O MFDC reivindica desde 1982 a independência da província de Casamança, indica-se.

-0- PANA MAD/JSG/FK/DD 03jan2012