Agência Panafricana de Notícias

Dois civis mortos e um polícia gravemente ferido na capital burundesa

Bujumbura, Burundi (PANA) - Pelo menos duas pessoas morreram e um polícia ficou gravemente ferido a tiro disparado por um grupo de bandidos armados que tentava roubar numa caixa automática de um banco no centro de Bujumbura, a capital burundesa, esta sexta-feira à tarde, segundo testemunhas.

Os agressores dispararam mortalmente contra um transeunte antes de ferir o agente de segurança do banco e fugir a bordo duma viatura, segundo as testemunhas.

A segurança deixa a desejar em Bujumbura, a capital económica e política do país, onde ocorreram atos de violências ligadas à política e às condições de sobrevivência socioeconómicas que se deterioraram consideravelmente nos últimos dois meses na sequência dum movimento de protestos de rua após a candidatura do Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, para um controverso terceiro mandato à frente do país.

O empobrecimento crescente de largas camadas da população urbana que têm dificuldades em recuperar o ritmo normal de atividades socioeconómicas registado antes da crise faz recear o ressurgimento do banditismo armado numa maior escala.

Alguns bairros que estavam na vanguarda do movimento de protestos políticos estão praticamente vazios de habitantes, que preferiram regressar às aldeias ou refugiar-se nos países vizinhos por medo de represálias.

-0- PANA FB/IS/FK/TON 10julho2015