Agência Panafricana de Notícias

Dois cidadãos do Bengladesh libertos por Estado Islâmico na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A ala líbia do grupo terrorista Daech (Estado Islâmico) libertou dois cidadãos do Bengladesh raptados no início deste mês de março durante um ataque contra um campo de petróleo no sul da Líbia, anunciou quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Bangladesh.

Hilal Eddine e Mohamed Anwar foram libertos, terça-feira à noite, e estão num hospital de Sirtes, a cerca de 450 quilómetros a leste da capital, Tripoli, indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado publicado pela imprensa líbia.

O Daesh reivindicou o ataque, a 6 de março último, contra o campo de petróleo de Al-Ghani, que fez 11 mortos membros do corpo de segurança das instalações petroleiras.

Responsáveis checos e líbios indicaram que 10 trabalhadores estrangeiros desapareceram depois do ataque contra o campo petroleiro.

A Líbia está confrontada com caos de segurança por ausência de serviços de segurança em colapso depois da destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi.

Aproveitando esta situação, grupos islamitas, incluindo Ansar Asharia, Al-Qaeda e "Daech", instalaram-se no país.

Um diálogo inter-líbio facilitado pelas Nações Unidas, com o apoio da comunidade internacional para pôr termo à crise na Líbia , decorre atualmente em Marrocos, mas há receios cada vez maiores de transformar o país num paraíso para os combatentes.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 25março2015