Agência Panafricana de Notícias

Dois capacetes azuis mortos em ataque no Kivu-Norte na RDC

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Dois capacetes azuis da ONU morreram e vários outros ficaram feridos num ataque lançado contra o seu campo no Kivu-Norte, na República Democrática do Congo (RDC), anunciou, segunda-feira, um porta-voz da ONU.

"Os capacetes azuis feridos foram transferidos para Goma para tratamento médico", indicou o porta-voz, Stéphane Dujarric, durante uma sessão regular de informação realizada na sede da ONU em Nova Iorque.

O ataque aconteceu de manhã num ato atribuído às Forças Democráticas baseadas em Mamundioma, a cerca de mil e 700 quilómetros a leste de Kinshasa, a capital.

Segundo o porta-voz da ONU, a Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC
(MONUSCO) desdobrou helicópteros de combate e a brigada da Força de Intervenção para apoiar as operações e reforçar a sua presença.

Desdobrou igualmente tropas ao longo do eixo rodoviário que liga Kamango a Mbau para restabelecer a ordem e proteger as populações destas cidades.

Mamundioma registou igualmente no último mês um ataque contra capacetes azuis que causou a morte de um capacete azul tanzaniano e feriu um outro.

-0- PANA MA/ASA/TBM/JSG/IBA/CJB/IZ 10out2017