Agência Panafricana de Notícias

Dois campos petrolíferos fechados por razão de segurança na Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – Os campos petrolíferos de Zella e al-Fidaa, no leste da Líbia, foram encerrados por motivos de segurança, indicou, quarta-feira, uma fonte da empresa petrolífera estatal Zueitina.

Apenas os campos 103 A e 103 B continuam em serviço, acrescentou a mesma fonte que sublinhou que um petroleiro de bandeira liberiana estava com uma carga de crude no porto de Zueitina.

Os trabalhadores foram evacuados dos campos petolíferos de Zella e al-Fidaa, no leste da Líbia onde campos petrolíferos foram atacados recentemente por grupos armados que mataram 11 guardas e sequestraram 9 estrangeiros, decapitando oito deles.

Os autores deste ataque são combatentes da ala líbio da organização terrorista Daech (Estado Islâmico).

A produção petrolífera da Líbia fixa-se atualmente em 200 mil barris diários), contra 1,6 milhão de barris diários antes da revolução que destituiu, em 2011, o regime de Muamar Kadafi.

Regularmente, o setor petrolífero na Líbia é afetado pelo caos de segurança que vive o país, favorecido pela proliferação de armas e pela ausência de órgãos de segurança estatais capazes de instaurar a ordem e a disciplina.

-0- PANA BY/JSG/CJB/TON 11março2015