Agência Panafricana de Notícias

Dois cambistas detidos com explosivos em mercado na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné (PANA) – Dois cambistas foram detidos quinta-feira no mercado Madina de Conakry por posse de explosivos e de uma quantia importante de divisas e da moeda local pelos Serviços Especiais encarregues da Luta contra o Tráfico de Droga e o Grande Banditismo, noticiou a Televisão Nacional.

Os dois homens foram capturados no quadro duma operação ordenada pelo Governo com vista a encerrar casas de câmbio consideradas como responsáveis pela inflação.

Paralelamente, prosseguem sexta-feira patrulhas iniciadas quinta-feira em busca de casas de câmbio que o Governo se comprometeu a encerrar em todo o território nacional « até à nova ordem ».

As casas de câmbio de « Wall Street », na comuna de Kaloun, onde se concentram serviços bancários e estabelecimentos comerciais, estão hermeticamente fechadas e os cambistas ambulantes, que eram visíveis na rua, tornaram-se raros.

O Conselho de Ministros, realizado quinta-feira, decidiu reorganizar o setor dos cambistas ao autorizar a abertura proximamente de 30 estabelecimentos de câmbio que serão submetidos «  ao respeito escrupuloso » pelo caderno de encargos que lhes será submetido, sob pena de serem fortemente sancionados.

A decisão de encerrar as casas de câmbio foi tomada, quarta-feira última, pelo primeiro-ministro, Mohamed Saïda Fofana, durante um encontro com responsáveis de bancos, empresários, agentes de Polícia e da Gendarmaria.

Fofana declarou caducos " todos os documentos emitidos pelos decisores públicos" antes de acrescentar que, segundo vários inquéritos, « os cambistas beneficiam da cumplicidade de alguns banqueiros desonestos » para afixar taxas exorbitantes nos mercados paralelos.

« Tudo isto é feito para sabotar as ações do Presidente Alpha Condé, determinado a impor a mudança em todos os domínios com vista a permitir ao nosso país ser credível(...) Estamos determinados a combater a impunidade, o roubo e a corrupção », martelou o primeiro-ministro da Guiné-Conakry.

Segundo o Banco Central, a inflação atingiu 40 porcento em 2011 contra 17 porcento em 2007.

-0- PANA AC/JSG/IBA/FK/DD 11março2011