Agência Panafricana de Notícias

Dois antigos Presidentes africanos observam eleições gerais na Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Dois antigos chefes de Estado africanos conduzirão delegações de observadores durante as próximas eleições parlamentares, presidenciais e locais na Tanzânia, confirmou sexta-feira o Ministério tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.

O ex-Presidente moçambicano, Armando Guebuza, liderará a Missão de Observação da União Africana (UA), enquanto o e antigo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, dirigirá uma equipa de observadores dos países da Commonwealth, precisou o secretário permanente interino do Ministério, Yahya Simba.

Simba exortou os Tanzanianos a exercer os seus direitos e respeitar os princípios do Estado de Direito para garantir a paz e a estabilidade durante o período eleitoral.

"Não há desenvolvimento sem paz e não paz sem desenvolvimento. Por conseguinte, cada cidadão tem um papel a desempenhar para velar por que a paz reine e que a Tanzânia continue a ser uma nação próspera", sublinhou.

Segundo o ministro, a UA e a Commonwealth vão enviar 600 observadores para estas eleições gerais previstas para a 25 de outubro de 2015.

A União Europeia (UE) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, os Estados Unidos e o Reino Unido devem igualmente enviar observadores.

Embora a Grã-Bretanha e a Finlândia sejam membros da UE, estes dois países terão observadores independentes nestas eleições.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 09out2015