Agência Panafricana de Notícias

Dois altos magistrados acusados de corrupção sujeitos à investigação criminal na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma comissão foi instalada na Nigéria para investigar sobre acusações de corrupção contra os presidentes do Tribunal Supremo e do Tribunal de Apelação deste país, Aloysius Katsina-Alu e Ayo Salami, soube-se de fonte oficial em Lagos.

Criada pela Associação dos Juristas da Nigéria (NBA), esta comissão está igualmente incumbida de inquirir sobre a corrupção que gangrena todo o sistema judicial do país.

Desde há alguns dias, o sistema judicial da Nigéria está comprometido na sequência de alegações do presidente do Tribunal Supremo segundo as quais o Tribunal de Apelação ter-lhe-ia pedido para comprometer a Justiça no quadro dum litígio eleitoral.

O Tribunal de Apelação ainda não reagiu a esta acusação que se seguiu à sua presumível tentativa de "promover"  o seu presidente para o Tribunal Supremo, uma manobra que, segundo seus detratores, teriam permitido ao primeiro colocar um magistrado à sua mercê no segundo que é o último recurso em caso de diferendo eleitoral, exceto os relativos ao escrutínio presidencial.

O presudente do Tribunal de Apelação é objeto de críticas por ter trocado mensagens e comunicações telefónicas com membros do Congresso para a Ação (AC, partido da oposição) que venceram recentemente uma causa diante do Tribunal de Apelação ligada a dois casos de litígio elitoral referente à eleição de governadores em detrimento do partido no poder.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/FK/DD 23fev2011