Agência Panafricana de Notícias

Doadores mobilizam $ 418,6 milhões para fundo de intervenção humanitária

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Os doadores internacionais anunciaram uma contribuição de 418 milhões e 600 mil dólares americanos para um Fundo das Nações Unidas visando permitir a distribuição rápida de ajuda humanitária nos epicentros das zonas de crise no mundo, indica um comunicado da ONU.

O anúncio foi feito quinta-feira pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Secretária-Geral Adjunta da ONU para os Assuntos Humanitários, Valerie Amos, durante uma conferência em Nova Iorque, segundo o comunicado.

Eles encorajaram os Estados-membros da ONU a uma doação de 450 milhões de dólares americanos ao Fundo Central de Intervenção de Emergência (CERF) nas vésperas do próximo ano devido à proliferação das crises e dos conflitos duradouros que continuaram a elevar as necessidades humanitárias para níveis desiguais e colocaram os pedidos crescentes sobre a ONU.

A ONU sublinhou que desde 2006 o CERF desembolsou mais de três biliões e 600 milhões de dólares americanos para situações de emergência em 88 países.

Em 2014, a maioria dos fundos do CER destinou-se para ajudar as crises no Sudão do Sul, no Sudão e na República Centroafriana (RCA) e uma outra soma de 280 milhões de dólares americanos para o financiamento de projetos de intervenção rápida, incluindo os esforços para fornecer abrigos para as comunidades deslocadas no Paquistão e responder às necessidades urgentes das famílias afetadas pelas inundações na Bolívia, no Burundi e nas ilhas Salomão.

Um total de 170 milhões de dólares americanos de subsídios ajudaram as respostas humanitárias em 22 das crises mais negligenciadas do mundo, do Tchad ao Iémen passando pelo Haiti.

O financiamento do CERF contribuiu igualmente para relançar a intervenção de emergência contra a epidemia do Ébola na África Ocidental.

-0- PANA AA/MA/MTA/TBM/SOC/FK/TON 19dez2014