Agência Panafricana de Notícias

Dissidentes de partido congolês apresentam queixa contra opositor na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Dissidentes da União para a Democracia e Progresso Social (UDPS) apresentaram uma queixa em Bruxelas, a capital da Bélgica, contra o opositor histórico congolês Etienne Tshisekedi, noticia o jornal diário "La Libre Belgique", de Marie-France Cros, jornalista especialista da República Democrática do Congo (RDC).

Apresentada ao juiz de instrução Michel Claise pelo escritório de advogados de Marc Uytendaele, a queixa acusa Etienne Tshisekedi de ter modficado unilateralmente os estatutos da UDPS, nos quais ele teria eliminado os objetivos do partido que são "a conquista, o exercício e a conservação do poder democrático". Para os dissidentes, esta modificação "ilegal" faria da UDPS uma Organização não Governamental (ONG).

De acordo com a queixa, uma auditoria da contabilidade da representação da UDPS em Benelux teria detetado movimentos suspeitos de dinheiro e despesas injustificadas.

Contatado por telefone pelo jornal "La libre Belgique" em Kinshasa, Jean-Joseph Mukendi wa Mulumba, advogado da UDPS, disse que vai viajar para a Bélgica se receber uma convocação do Ministério Público de Bruxelas sobre este caso porque "não é suficiente que 25 pessoas se reúnam num subsolo para constituir uma fação da UDPS ", sublinhando que os novos estatutos do partido foram depositados regularmente diante dum notário reconhecido na capital congolesa.

-0- PANA AK/BEH/MAR/TON 18jan2016