Agência Panafricana de Notícias

Diretora-geral da UNESCO visita Níger

Niamey, Níger (PANA) – A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, inicia, esta terça-feira, uma visita de trabalho de 48 horas em Niamey, no quadro do reforço da cooperação para a paz e desenvolvimento sustentável entre a UNESCO e o Níger, noticiou o diário governamental “Le Sahel”.

Durante esta visita oficial, Irina Bokova salientará o papel da educação para a aquisição de conhecimentos, competências e valores para o « viver junto », a tolerância e o respeito da diversidade, entre outros.

« O acento posto no diálogo intercultural para a paz e a compreensão mútua, a educação, bem como a autonomização social e económica das meninas e mulheres, estão entre os temas que lhe são particularmente caros no esforço para a criação de sociedades mais justas, pacíficas, inclusivas, dinâmicas e resilientes », sublinha um comunicado oficial.

Irina Georgieva Bokova, de nacionalidade búlgara e 64 anos de idade, assume as funções de diretora-geral da UNESCO desde 15 de novembro de 2009. Reeleita para um segundo mandato em outubro de 2013, ela é a primeira mulher e a primeira candidata da Europa Oriental a ser eleita à frente desta organização.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 9ago2016