Agência Panafricana de Notícias

Diretor de banco na Líbia interrogado sobre roubo de $1,2 milhão

Tripoli, Líbia (PANA) – O diretor da sucursal do Banco da África do Norte da região de Sebha acaba de ser convocado pela Direção da Segurança desta cidade devido a um inquérito sobre o roubo de um milhão 200 mil dólares americanos durante um ataque contra um carro-forte que transportava dinheiro destinado a esta instituição financeira, indicou o porta-voz da Segurança Regional, Mohamed Daabou.

« O diretor da sucursal recebeu pessoalmente o atestado de entrega de fundos da sucursal do Banco Central da Líbia em Sebha antes de o colocar num cofre-forte do seu banco para depois introduzir uma queixa na direção da segurança na qual ele afirma ter sido vítima dum assalto perpetrado por seis homens armados », precisou Daabou.

Acrescentou que, após inquéritos, suspeitas pairam sobre o diretor na medida em que, frisou, ele "não havia solicitado os serviços de segurança para garantir a proteção do veículo e nem havia utilizado veículos especializados em matéria de transferência de fundos", acrescentou.

Homens armados atacaram terça-feira um camião de transferência de dinheiro em Sebha, no extremo sul da Líbia, e roubaram um milhão 200 mil dólares americanos destinados à sucursal do Banco da África do Norte da região.

Um responsável da sucursal, Ali al-Salihine, citado pela Agência Líbia de Notícias, indicou que « seis homens armados, que controlavam veículos em circulação num ponto de controlo fictício instalado numa das pistas agrícolas atacaram o veículo e roubaram o dinheiro”.

Al-Salihine precisou que quatro empregados do banco, incluindo o diretor da surcursal, estavam a bordo do camião e eles foram revistados pelos assaltantes que acabaram por levar dinheiro e seus telemóveis quando fugiam.

A 28 de outubro último, homens armados atacaram um camião na cidade de Sirtes, no centro do país, e roubaram mais de 54 milhões de dólares americanos, perpetrando assim o maior assalto da história da Líbia, país que faz face violência de grupos armados.

As autoridades líbias são incapazes de encontrar esta soma, apesar das declarações feitas por vários responsáveis que afirmaram « conhecer os autores do ataque e estar com eles em discussão para recuperar os fundos roubados ».

-0- PANA AD/IN/AAS/IBA/FK/DD 22nov2013