Agência Panafricana de Notícias

Diretor da Televisão Nacional detido por fraude no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O diretor da Televisão Nacional do Burkina Faso (TNB), Ouézzin Louis Oulon, está detido desde sábado na Prisão Correcional de Ouagadougou no quadro dum caso de fraude no concurso da função pública, soube-se de fonte judicial.

Segundo a mesma fonte, Oulon teria comprado correções de provas de alguns concursos da função pública, para a sessão 2015, para depois entregá-las a conhecidos.

Doze pessoas foram detidas em Ouagadougou pela Polícia por fraude nos concursos diretos da função pública da sessão 2015.

A 11 de março último, o Conselho de Ministros autorizou o recrutamento por concurso público de quatro mil e 78 agentes para os concursos profissionais, e nove mil e 773 agentes para os concursos diretos, totalizando 13 mil e 851 postos.

Depois dos exames, que decorreram de 30 de julho a 11 de agosto últimos, a correção das provas, iniciada a 18 de agosto de 2015, continua ainda em curso.

Mais de mil agentes da função pública em situação "irregular" ou "desconhecida" foram registados no Burkina Faso em finais de julho passado, depois duma ampla operação de verificação efetuada na base de pagamento dos salários por bilhetes.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 31ago2015