Agência Panafricana de Notícias

Diplomata somali defende desenvolvimento de serviços da Polícia

Nova Iorque, EUA (PANA) - O encarregado de Negócios da Missão Permanente da Somália junto das Nações Unidas, Ali Awale Kullane, declarou quinta-feira em Nova Iorque ter chegado a hora de o seu Governo reforçar o seu setor policial para facilitar as tarefas de segurança.

Kullane, que informou o Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os últimos desenvolvimentos nos países do Corno de África, observou que a Somália esteve submetida a anos de instabilidade com combates interétnicos e atos terroristas do grupo Al-Shabab.

Ele declarou que o objetivo final na Somália é ter a segurança pública assegurada pela Polícia nacional.

O diplomata somali também declarou que o grupo terrorista Al-Shabab já não controla grandes regiões do país, mas que é ainda capaz de realizar ataques.

"Estamos preocupados com a degradação que causaram durante o período do Ramadão. Na sexta-feira última, o Al-Shabab levou a cabo um ataque em Mogadíscio. Uma vez mais, o ataque foi repelido, mas temos de ser capazes de degradar a capacidade da Al-Shabab de realizar esses ataques", declarou o emissário.

Kullane acrescentou que o Governo Somali saudou a recomendação do Secretário-Geral das Nações Unidas para a comunidade internacional de iniciar uma transferência progressiva das instituições de segurança somalis.

-0- PANA AA/MA/MTA/DIM/IZ 17julho2015