Agência Panafricana de Notícias

Diplomata angolano nomeado representante da UA na Guiné-Bissau

Luanda- Angola (PANA) -- O diplomata e docente universitário angolano Sebastião Isata foi nomeado representante especial do presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, para a Guiné-Bissau, em substituição do seu compatriota João Miranda, noticiou quinta-feira a Agência Angola Press (ANGOP).
Citando um comunicado da Embaixada de Angola na Etiópia, onde está sediada a UA, a agência oficial de notícias indica que Sebastião Isata foi nomeado em virtude da designação de João Miranda para o cargo de governador da província do Bengo (norte) este ano.
Sebastião Isata, mestre em Direito Internacional e ex-ministro das Relações Exteriores, disse que a sua escolha é resultado da "consideração que Jean Ping tem por Angola, devido à posição estratégica que o país ocupa no contexto de África".
O professor de Direito Internacional admitiu que para a sua designação terá pesado o apoio das autoridades governamentais angolanas, nomeadamente o Presidente José Eduardo dos Santos, que sancionou a candidatura.
Disse estar convito da difícil tarefa como representante especial do presidente da Comissão da UA num país conturbado politicamente, como é o caso da Guiné-Bissau.
Sebastião Isata, de 52 anos, nasceu na província do Uíge (norte).
Fez a licenciatura em Relações Internacionais em Cuba e o Mestrado nos Estados Unidos.