Agência Panafricana de Notícias

Diferendo sobre Lago Albert reúne Grande Comissão mista DRC-Uganda

Kinshasa, República Democrática do Congo (PANA) - O conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Uganda sobre a gestão do Lago Albert, a fronteira natural entre os dois países, domina as discussões da reunião da Grande Comissão mista RD Congo-Uganda aberta esta sexta-feira, em Kampala, revelou fonte oficial ugandesa em Kinshasa.

De acordo com o ministro ugandês dos Negócios Estrangeiros, Sam Kahamba Kutesa, as chefias militares dos dois países devem aproveitar este encontro para resolver os problemas prevalecentes no Lago Albert, a fim de restaurar a paz e a segurança, e permitir às populações exercer livre e pacificamente as suas atividades de pesca.

Kutesa falava à imprensa depois de entregar ao Presidente Kabila uma mensagem especial do seu homológo ugandês, Yoweri Kaguta Museveni, relativa à paz e segurança.

"A mensagem especial de que fui portador concerne à segurança na região bem como ao desenvolvimento e à cooperação", declarou o chefe da diplomacia ugandesa.

Sétimo maior lago de África pela sua superfície, com cinco mil e 270 quilómetros quadrados, o Lago Albert, antigamente chamado Lago Mobutu Sese Seko, é um dos maiores lagos africanos e um dos mais ricos em peixes no mundo.

-0- PANA KON/DIM/IZ 19out2018